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Persuasão de Maytê Carvalho

Você quer influenciar ou ser influenciado?

Você quer influenciar ou ser influenciado?

Essa é a primeira coisa que lemos ao abrir o livro na contracapa. Passado a parte não-textual aparece: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Frase característica do filme do Homem-Aranha.

O prefácio foi escrito pela Gabriela Prioli, advogada e comentarista política progressista que conquistou espaço através dos (martírios) debates na CNN. Até aqui o livro de Maytê já era uma fórmula de sucesso: uma frase provocativa, uma referência jovem e um nome bombado no prefácio. Serei sincero quanto a este livro: em um final de semana, eu viajei para a casa do meu pai e não levei nenhum livro. Arrependimento bateu e, entre Persuasão e Os 7 Hábitos altamente eficazes das pessoas eficazes, sei lá o nome desse livro, eu preferi Persuasão. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas dei uma folheada e vi que, tirando as referências jovens, a autora apresentava conceitos de Aristóteles, Schopenhauer e me chamou a atenção.

Decidi ler.

Através de uma linguagem acessível, Maytê apresenta de forma clara conceitos da retórica aristotélica, exemplifica algumas falácias além de mostrar a diferença no uso de uma comunicação não-violenta. Na narrativa persuasiva, você deve explorar três pilares: ethos, pathos e logos. Ethos é o apelo a moral, o pathos é o apelo a paixão e o logos é o apelo racional. Muito interessante pensar que cada um desses apelos podem falar conosco de diferentes formas, a depender de quem o atingir.

O livro é focado no uso empresarial, isso é claro, dado o extenso currículo da autora. Então, apresentado os conceitos, ela consegue agrupá-los e mostrar formas de convencer por técnicas utilizadas no mercado, como trocas de e-mails importante, apresentação pessoal, discutir o relacionamento e o famoso pitch. A leitura é bem tranquila, possui algumas figuras para ajudar na compreensão e carregado de exemplos. Creio que o público alvo sejam iniciantes no mundo dos negócios ou interessados em melhorar a comunicação sem ter que ler textos gregos complexos. Apesar de eu não me enquadrar neste público-alvo, consegui tirar algumas referências dessa leitura e tive uma boa introdução na retórica.

Título: Persuasão – Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional

Autor: Maytê Carvalho

Editora: Buzz

1ª edição – 2020

152 p.

Palavra-chave: comunicação; persuasão; retórica

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