Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

O que é aprender?

Já parou para pensar o que é aprender? Quais as etapas do aprendizado?  

Vamos explorar um pouco essa questão aqui. Quando a gente fala em aprendizado, qual as coisas que vem à cabeça? Escola, professor, livros, entre outras, mas sempre um ambiente de ensino. 

Mas o aprendizado vai muito além de instituições de ensino e suas componentes. É claro que essa instituição é, hoje, parte da popularização do conhecimento, assim como os cursos disponíveis aqui em nosso site, complementarcursos.com.br/. Isso é parte das formas de aprender atualmente. Porém, gostaria de explorar isso um pouco mais. Essas instituições são comuns hoje em quase toda a sociedade, mas não são elas que definem o que e quem aprendem. Até porque historicamente, muitas civilizações possuíam formas de proliferação do conhecimento, de ensino e aprendizado que não seguem a mesma estrutura da sociedade moderna. Podemos explorar as diferentes formas de ensino ao longo dessa série de textos sobre o aprendizado. 

O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano e envolvem diferentes fatores como aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Será que podemos diferenciar o processo de aprender uma nova técnica (complementarcursos.com.br/curso-online-gratis/excel-basico), uma nova língua (complementarcursos.com.br/curso-online-gratis/italiano-basico) com o aprender a andar ou falar? São duas coisas que, quando nos demos conta, nós já fazemos, antes de sermos consciente do próprio ser. Se excluirmos o processo natural de aprendizado de comportamentos inerentes a raça humana, o que nós realmente aprendemos e como aprendemos? 

Até o século XVI, aprender era memorizar. Um educador tcheco chamado John Amós Comenius propôs uma mudança no conceito de aprender. Segundo ele: primeiro é necessário compreender, depois memorizar e, por fim, aplica-se todo o conhecimento recebido à realidade de vida.  

Aprender é um processo lento, gradual, complexo e por vezes doloroso. A maiêutica socrática que, numa conversa entre Sócrates e Teeteto em seu famoso diálogo homônimo, compara a dor do parto com a dor do conhecimento quando diz: “São dores do parto, meu caro Teeteto. Não estás vazio; algo em tua alma deseja vir à luz.” E essa maiêutica é o que tentaremos realizar por aqui.

Representação de Sócrates

Antes de adentrarmos as questões históricas, patronos e pioneiros, formas de aprendizado ao longo do tempo, iremos primeiramente abordar brevemente sobre o que ocorre com o nosso corpo durante o processo de aprendizado. Nossa abordagem irá ocorrer da forma mais atômica a mais holística, assim tentaremos traçar uma visão individual e uma visão do todo, suas influências e limitações. 

Na parte 2, iremos abordar sobre o que ocorre com o nosso corpo durante um processo de aprendizado. 

Como material complementar é aconselhável o nosso curso “Ajudando o Aluno Aprender Melhor” (https://complementarcursos.com.br/curso-online-gratis/ajudando-o-aluno-aprender-melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *